"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa:"Eu sou lá de Cachoeiro..."

(Rubem Braga)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

De volta para minha “casa”


Passados três longos meses sem publicações, finalmente, a boa filha a casa retorna! Em julho deste ano fiz minha última publicação antes de iniciar, de verdade, o período eleitoral. Gostaria de ter continuado a escrever, mesmo em campanha, mas eu estava num “jogo” e parar de publicar era uma das regras, e como não me sinto a vontade transgredindo regras, preferi me manter em silêncio... Mas que silêncio doloroso foi esse!

Enquanto estive longe, deixei de expor aqui diversas situações, as mesmas que jamais teriam passado em branco em outras épocas. Vi e ouvi coisas que mereciam serem escritas, compartilhadas e amplamente discutidas, mas eu não podia... Agora posso! (Falando nisso, durante a campanha eleitoral, fui aconselhada a não expor meus artigos no jornal. É compreensível, pois as alegações de propaganda irregular estavam à solta. Entretanto, sem fazer qualquer crítica neste primeiro momento, pergunto: qual seria a irregularidade em manter minhas opiniões no jornal, tendo em vista que outros meios não idôneos também foram, largamente, utilizados para propagação de imagem e captação de votos?... Não cito nomes, mas a quem serve a carapuça, certamente já a vestiu).

Não falarei sobre todos os assuntos ausentes (e muito pertinentes) neste texto, no entanto, pouco a pouco, retomarei a boa (boa mesmo) e velha (saborosa como vinho envelhecido) rotina de publicações, para que tenhamos a oportunidade de juntos ponderarmos, como antes, a respeito de temas importantes à nossa “pequena” Cachoeiro. Meu e-mail (val.volpato@gmail.com) e Blog (www.valquiriavolpato.blogspot.com) continuam à disposição para o recebimento de críticas, comentários, sugestões e o que mais conveniente for.

NOTÍCIA CRIME: Itabira e região serão focos de muitos outros artigos, até porque o Plano de Manejo para o entorno do Monumento Natural Itabira já dá seus primeiros passos. A primeira reunião (a que considero oficial, vez que em outras oportunidades não houve convite direcionado a toda comunidade) para esclarecimento de dúvidas e demonstrativo de resultados foi significativa e de extrema importância. Finalmente uma possibilidade de diálogo e aprendizado para quem, realmente, se interessa pelo Itabira. Ocorre que, como destaquei na chamada deste tópico, é preciso que se noticie, mais uma vez, o CRIME AMBIENTAL caracterizado pela inexistente consciência e responsabilidade de seu autor, trata-se do imprudente descarte de materiais sólidos (lixo) nas proximidades e até mesmo em área de preservação. Às margens da Rodovia do Contorno, montanhas de lixo se acumulam e alguns já começam a intitular o local como “Novo Lixão de Cachoeiro”. Absurdo! Providencias urgem serem tomadas e não é preciso expor os porquês... Ou será que é?

REFLEXÃO: “A miséria de um povo não está naquilo que lhe falta no bolso, mas sim naquilo que lhe falta na cabeça”.


(Valquiria Rigon Volpato - Advogada e ocupante da cadeira de n.º 37 na Academia Cachoeirense de Letras)