"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa:"Eu sou lá de Cachoeiro..."

(Rubem Braga)

domingo, 11 de dezembro de 2011

De tempos em tempos, novas estações...

Nascemos. Tudo o que vem depois do nascer é conseqüência de se estar vivo, inclusive a morte. A miudeza do ser em seu primeiro sopro de ar, o choro estridente que significa vida, a sensação de tudo e nada apartadas apenas pela linha tênue que divide o abrir e fechar dos olhos, não para o adormecer momentâneo, mas para o adormecer eterno. Tão natural e tão absurdamente insuportável. Resiste-se, é verdade, porém nada mais que isso. 

As cenas da imprevisível novela chamada “Vida” se subdividem em capítulos, como outra novela qualquer; os resumos semanais ficam à disposição do público, uns mais secretos, para que se mantenha o suspense, outros tão evidentes, provocantes, tão e tão que, talvez por isso, tornem-se desinteressantes. 

Uma novela como outra qualquer. Há amor, paixão, perda, dor, traição, voltas por cima e, claro, decepção. Em “Vida”, há dias em que nada acontece e outros que acontecem coisas demais; uns dias de calmaria, sorrisos plenos, outros camuflados. Dias de tristeza explícita e dias de disfarce. Conflitos, problemas, frustrações, dúvidas, angústias... Tudo isso a “Vida” também tem. É como dito: uma novela, como outra qualquer... 

...até que se vejam as primeiras diferenças. 

“Vida” tem exibição em tempo integral e não dá simplesmente para mudar de canal quando fica “chata”; ninguém sabe quando será o fim. Hoje, amanhã, depois, não importa o tamanho da audiência que a sua “vida novela” tem: quem decide quando termina não é você... E por mais que se esteja preparado para o último capítulo, não é o suficiente. O último ato da trama (chamado “morte”), cunha de imprevisibilidade todas as personagens. É o fechar das cortinas, o desligar da TV. É o fim da “Vida”; encerram-se as gravações. Valeria, sim, a pena ver de novo, contudo, diferente de uma novela qualquer, a “Vida” não permite reprises... 

Homenagem: No sábado, 03 de dezembro, a Família Rigon sofreu uma perda imensurável. Deixou de estar conosco a vovó Zelinda. Ausência sem reposição em nossos corações. Desnecessário dizer que, para sempre, sentiremos saudades. 

Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento. Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade”. (Para Sempre in A Palavra Mágica de Carlos Drummond de Andrade). E “vó”, o que é? Mãe uma, duas, três vezes... Eternidade.




(Valquiria Rigon Volpato - Advogada, porém desta vez, especialmente, neta...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário