"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa:"Eu sou lá de Cachoeiro..."

(Rubem Braga)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

De que tipo você é?


Sou do tipo que espera o sinal ficar verde (para pedestres) quando preciso atravessar a rua; do tipo que procura faixas (quando não há sinalização) e do tipo que olha duas vezes para o lado antes de me submeter ao “fogo cruzado” de carros; do tipo que agradece se algum motorista, gentilmente, para e permite que eu atravesse a rua; do tipo que prefere “perder” alguns minutos entre o “vermelho e o verde” do que perder a educação... e a vida...

Sou do tipo que deseja “bom dia”, ainda que o sol não tenha saído, esteja chovendo e fazendo frio; do tipo que responde “graças a Deus” quando alguém pergunta: “Tudo bem?”; do tipo que reclama, mas, especialmente, do tipo que agradece e busca ver o lado mais bonito, ainda que a flor esteja seca, caída no chão. Sou do tipo que gosta de caminhar só pelo prazer de observar o que há pelo caminho; do tipo que respira fundo, porque entende que respirar é vida e vida a gente não desperdiça! Sou do tipo que reza, pede a Deus para que ajude a resolver os problemas, mas também sou do tipo que volta atrás na oração e pede perdão a Deus por achar que meus problemas são maiores do que tantos outros... Tenho boa saúde, família, amigos... Não sei o que é fome, frio... Problemas? Penso que os poucos que tenho servem para deixar a vida mais “emocionante”!

Sou do tipo que gosta de participar e estar por perto; do tipo que se cala, mas principalmente do tipo que se manifesta (defeito? Algumas vezes penso que sim. Calar é uma arte. Falar nem tanto. Talvez ainda me falte talento). Sou do tipo que lê e do tipo que é capaz de passar alguns minutos refletindo sobre uma mesma frase; do tipo que ouve qualquer tipo de música, que dança, mas que pouco sabe sobre coreografias; meu corpo é do tipo que se mexe num ritmo próprio, de um tipo que é só dele e por ser assim, pode ser que, conforme a música, nem se mexa, no entanto, ao seu modo, pode estar dançando...

Sou do tipo que se incomoda ao ver lixo no chão, do tipo que se sente tentada a recolher papéis de bala que encontra pelas calçadas. Sou do tipo que, antes, pensa no bem e só depois descobre que não era bem o bem que pensava ser... Do tipo que se arrepende (porque fez algo, porque deixou de fazer, porque assim é a vida e nem tudo é possível ou impossível).

Sou do tipo que primeiro sorri, do tipo que aposta tudo num pedido educado; do tipo que se surpreende com grosserias, que não se acostuma à violência; do tipo utópico... E que “tipo” triste é este de ser... Sou do tipo que prefere crer; ainda sou do tipo que confia no homem e em sua capacidade de sempre ser melhor... Eu... Eu sou desse tipo, um tipo meio “bobo”, um tipo que não é dos melhores para se ser hoje em dia... Eu sou desse tipo. E você? De que tipo você é?...

(Valquiria Rigon Volpato - Advogada e Escritora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário