"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa:"Eu sou lá de Cachoeiro..."

(Rubem Braga)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Caso de Polícia


RESPEITO. HONESTIDADE. QUALIDADE. São estas as palavras inscritas em quadros com flores e paisagens na suja parede do DPJ de Cachoeiro de Itapemirim.

O artigo deste domingo, assim como tantos outros já escritos, tem o escopo de ressaltar situações que devem ser mudadas, transformadas, para que o básico, o mínimo, o constitucional seja garantido à população e isso indistintamente; o artigo deste domingo expressa minha particular revolta quanto à falta de estrutura física, de pessoal e salarial a que está submetida nossa (in) segurança.

Na sexta-feira, 10, caminhando por uma das ruas do bairro Independência às 14h, fui surpreendida por indivíduo que “nojentamente” tentou lançar mão sobre mim (e uso este termo no intuito de abrandar a narrativa dos fatos, em respeito a você, leitor). Assustada com o ocorrido, gritei, qualifiquei o sujeito com palavrões até bastante suaves se comparados ao que ele merecia. Ainda trêmula decidi que deveria fazer registro do ocorrido, então me dirigi ao DPJ de Cachoeiro de Itapemirim, noticiei o fato aos presentes e fui orientada a aguardar. Meu tempo de espera: aproximadamente 03 horas. Tive sorte. Neste ponto este artigo poderia ser dedicado por inteiro a reclamar por questão de mau atendimento ou coisa do tipo, mas não, não foi isso o que ocorreu. O atendimento que tive foi excelente, porém excelente dentro das possibilidades mínimas de que dispõem policiais e funcionários.

O local de trabalho dos “digitadores”, meninos que colhem e registram a narrativa das vítimas é insalubre, inóspito. Paredes imundas e apenas um ventilador para combater a alta temperatura que assola a cidade, como bem conhecemos. A suposta sala de espera se resume a cadeiras. Num ambiente sujo, precariamente refrigerado, com insuficiência de maquinário, de tinta e papel para impressora, além de insuficiente mão-de-obra, admirou-me (e muito) o bom humor de quem lá trabalha. Em 03 horas de espera esforcei-me para captar todas as informações (e reclamações) possíveis. Escutei absurdos. Abusos. Salários mal pagos e pagos com atraso. Sistemas falidos, caros e inconsistentes, irreais. Causou-me asco.

Policiais há anos sem promoção de cargo, servidores mal remunerados (nem todos, é verdade) que suportam seu dia-a-dia apenas por razão de se ter mínima estabilidade, que pensam em aposentadoria. Numa organização em que os profissionais não são reconhecidos e sequer estruturados com o mínimo que lhes permita bem trabalhar, o que se pode esperar? Segurança? Ou seria QUALIDADE, conforme mencionado no quadro pendurado na parede do DPJ?

Se a Administração Pública não consegue manter funcionando o tripé saúde-educação-segurança, o que devemos esperar para o futuro? Talvez se cumpra a fictícia profecia do fim do mundo... Será que caminhamos para um Brasil anárquico (no sentido pejorativo da palavra)? Providências. Providências é o que se deve exigir. Este artigo poderia desqualificar a polícia, maldizer atendimento, mas escolhi observar esta história pelo lado de quem a vive internamente e lhes digo, com toda certeza, há heróis trabalhando por nós.
Encerro lembrando Cazuza, que assim como muitos, também se indigna com esse Brasil: “Não me convidaram pra esta festa pobre que os homens armaram pra me convencer, a pagar sem ver, toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer... Brasil! Mostra tua cara quero ver quem paga pra gente ficar assim. Brasil! Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio? Confia em mim...”. E me permita confiar em você também...

(Valquiria Rigon Volpato - Advogada e cidadã indignada...)

2 comentários:

  1. é muito absurdo mesmo. me lembro quando precisei ir a delegacia registrar um BO porque eu perdi um documento meu, aquele lugar é muito macabro, parece um calabouço! espero não precisar voltar lá mais!

    bjuzaum Val, saudade de você! ;)

    ResponderExcluir
  2. Agora o Bem Simples segue o Valquíria Rigon Volpato! :D

    ResponderExcluir