"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa:"Eu sou lá de Cachoeiro..."

(Rubem Braga)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cachoeiro: ponto estratégico entre a montanha e o mar


Quem é cachoeirense naturalmente nasce bairrista. Se não nasce com gosto pela cidade, adquire-o depois. É inevitável. Talvez seja o bairrismo a síndrome genética dos filhos da Princesa do Sul!

Cachoeiro de Itapemirim nasceu às margens do Rio Itapemirim, um privilégio topográfico dado a poucas cidades; uma artéria que alimenta os demais órgãos deste corpo ainda em formação. Estamos num vale, rodeados de montanhas, dentre as quais, permitam-me a licença poética, trago à tona meu localizalismo e exalto a mais bela: o Itabira! Também distamos poucos quilômetros das serras capixabas, classificadas entre as mais lindas não apenas do estado, mas do país. Se quisermos clima frio, seguimos em direção a Vargem Alta, mas se quisermos a volúpia da costa, em poucos minutos chegamos a Marataízes, nossa “prainha” do coração. Estamos ou não estamos bem localizados?!

Há quem diga que o privilégio montanha e praia não são nossos, porém discordo. Viver por aqui, nessas terras de majestade, é quase como incorporar o desejo expresso de partida narrado por Manuel Bandeira: “Vou-me embora pra Pasárgada, lá sou amigo do rei”. Quem disser: “Vou-me embora pra Cachoeiro” poderá gabar-se de ser “amigo do rei” e também do “Sabiá” (Sabiá da Crônica. Apelido dado a Rubem Braga por Stanislaw Ponte Preta).

A TV Gazeta Sul (ESTV Primeira Edição) exibiu no último dia 27 matéria sobre o desenvolvimento econômico cachoeirense. Observou que novas lojas foram abertas no Centro da cidade e que as consultas de viabilização para abertura de novas empresas estão crescendo. Isso significa, de fato, que a cidade ao sul do Espírito Santo, por seus méritos, aos poucos deixa de ser a capital secreta, para tornar-se a capital “descoberta”.

A influência do mármore e granito é velha conhecida. Em agosto a Cachoeiro Stone Fair movimentará o mercado de rochas, isso é certo. Mas o que vemos atualmente é a expansão para outros setores da economia. Agradável aos olhos dos empresários, agradável aos olhos dos consumidores cachoeirenses e agradável aos olhos dos bairristas, assim como eu.

Ver o desenvolvimento de Cachoeiro é quase como ver um filho crescer, apesar de aqui os papéis estarem invertidos. Sempre apostei em Cachoeiro e continuarei apostando. Temos muito para mostrar ao mundo! Somos ponto estratégico entre Montanha e Mar, somos privilegiados. Certamente é como Rubem disse: até São Pedro ficará indeciso às portas do céu, quando lhe dissermos, somos lá de Cachoeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário