"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa:"Eu sou lá de Cachoeiro..."

(Rubem Braga)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Logo ali em Burarama


Com cenário que é, realmente, digno de estrear na telona, Burarama deve ser, em breve, palco para as gravações do filme baseado na obra Anauê do escritor Marcelo Grillo. Estive por lá no último domingo para participar de mais uma caminhada ecológica, o Circuito dos Mirantes. Fascinante! É a definição mais aproximada do que vi e vivi.

A simplicidade e o capricho da cidade que “nasceu” entre serras e muito verde cativa os visitantes. Casarões antigos como o da Família do senhor Antônio Santolin, erguido em 1937, fez-me lembrar de quando morei em Taquarinha, parte alta da comunidade de Cobiça, que recentemente sofreu com as fortes chuvas. A casa antiga onde vivi até os sete anos, guardava identidade com a construção que conheci em Burarama. Janelas de madeira, escada para acessar a varanda, até a predominância das cores azul e branco. Assim também era a casa de meus avós, nos mesmos moldes, mas que hoje, infelizmente, existe apenas nas lembranças. Sensação boa de ter encontrado em meio ao alvoroço cotidiano, uma fresta para olhar o passado; revivê-lo, ainda que por poucos minutos...

Todo o passeio foi marcado por momentos encantadores. Quando o homem encontra equilíbrio entre sua intervenção e a natureza, a convivência se torna harmônica, surge, então, o respeito e o ambiente sorri esbanjando beleza. Certamente a história do movimento integralista será muito bem retratada, recriada, oportunizando, assim, que Burarama figure no estrelato, merecidamente, por sua história e beleza natural.

Parabéns, Mamãe! Hoje, 08 de maio, dia das mães, reservei espaço para parabenizar, felicitar, exaltar e principalmente AGRADECER à minha mãe por cada segundo de vida. Por ter permitido meu nascimento, por ter me carregado nos braços noites a fio; por brigar e até mesmo pelas doloridas palmadas! Por ter entendido meu choro, seja de fome, frio ou dor; por ter costurado minha primeira mochila; por me incentivar em todos os meus passos; por rezar; por estar comigo em todos os momentos. Obrigada, Mamãe! Muito obrigada por não deixar nada faltar em minha vida, por ser, simplesmente, a melhor mãe do mundo!

Estendo a todas as mães leitoras meus parabéns e homenagens. Feliz Dia das Mães!

(Valquiria Rigon Volpato - Advogada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário