"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa:"Eu sou lá de Cachoeiro..."

(Rubem Braga)

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ano Novo... E a vida? Também?

O ano novo chegou, já é 2011, todas as promessas não cumpridas no ano passado foram renovadas, incrementadas e certamente muitas outras foram feitas. Natural. O homem é assim, precisa criar sempre novos objetivos, traçar metas; o fato de não ter um caminho a ser seguido causa insegurança e dá a impressão (correta) de que não se sabe para onde ir. É bom ter objetivos, assim não se perde a esperança e a vontade de continuar caminhando...

Neste clima de mudanças, de vida nova, quisera eu não ter que falar sobre os famosos problemas, entretanto e infelizmente, apesar do ano novo, existem problemas bem velhos a serem sanados. Primeiro há que se dizer sobre a enchente que assustou Cachoeiro às vésperas do revellión. Os lojistas do Centro tiveram graves prejuízos, perdas que foram contabilizadas e tentarão ser amenizadas por meio de empréstimos através do BANDES e BANESTES. A reunião para decidir sobre a verba especial liberada pelo Governo do Estado foi realizada no dia 04 último, no Gabinete do Prefeito. Resta a esperança de que o melhor e o possível sejam feitos, a fim de que todo o comércio atingido pelas águas esburrantes do Itapemirim, esteja recuperado e pronto para esquecer o ocorrido o quanto antes.

Mas, além dos prejuízos sofridos pelo comércio (e tantos outros moradores ribeirinhos que tiveram suas casas devastadas e que como se costuma dizer ‘perderam tudo’) outro desagradável efeito da enchente foi notado não apenas em Cachoeiro, mas também no litoral sul. Posso dizer a respeito do rastro de sujeira ‘vomitado’ pelo mar ao longo da praia da Cidade Nova. Infelizmente nos primeiros dias de 2011 não foi aprazível caminhar entre os restos da vegetação que fora arrancada pela força das águas. Entretanto, antes que maiores transtornos pudessem ser causados, na última quinta, o lixo começava a ser removido. Bom para os banhistas e turistas que lotam as praias, bom para o Município, que deve aproveitar o verão para gerar renda. Tal qual acontece em todos os anos, a via sacra dos veranistas anima, e muito, o litoral.

Falando nisso: Vamos redobrar a atenção para não poluir as praias. Lixo é responsabilidade de quem o produz, portanto, cuide do seu. Evite deixar restos espalhados na areia. Dê valor ao ambiente frequentado por você, mostre o respeito que você tem pelo meio ambiente e pelo próximo. Vida melhor e mais limpa é direito e também dever de cada um.

Meu Blog: Em 2011 inicio o quarto ano de publicações semanais neste jornal. Este Fato é motivo de orgulho e satisfação para esta articulista. Todos os artigos já publicados, agora podem ser lidos, também, em meu blog: www.valquiriavolpato.blogspot.com. Acessem, comentem, emitam opinião!


Espero que continuemos juntos em 2011. Muito obrigada por sua leitura e atenção de sempre. De que valeria escrever se não houvesse leitores?! Abençoado Ano Novo para todos!


(Valquiria Rigon Volpato - Advogada)

Um comentário:

  1. Pois é. Valquiria me fez pensar em algo curioso: à medida em que os meios de comunicação se tornam mais simples e fáceis mais e mais mensagens sao enviadas, mas na realidade menos nos comunicamos. O cheek to cheek,o olho no olho estao mais dispersos, raros. Nas lan houses as pessoas sentam-se lado a lado e ao se falam. Estao aladas. Preferem trocar mensagens com quem está longe. Sergio

    ResponderExcluir