"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa:"Eu sou lá de Cachoeiro..."

(Rubem Braga)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Daqui e Dali


Um alerta: Não julgo ser crendice boba aquela velha história de fazer segredo sobre novas realizações ou pretensões, porque o que tem de “olho gordo” por aí, não é brincadeira! E isto é somente um alerta aos menos precavidos, aos mais inocentes e àqueles que pensam estar imunes às maldades alheias (Seria isso magia negra? Algum tipo de força sobrenatural? De maneira alguma. Trata-se do mais cristalino oportunismo). Que a vida em sociedade transformou-se numa espécie de “mata-mata”, ninguém duvida. As ambições cresceram mais do que à (quase extinta) solidariedade; não se recebem mais presentes: uma mão dá e a outra tira. Isso porque, como já dizia Carlos Drummond de Andrade: “Todos os partidos políticos, são iguais. Todas as mulheres que andam na moda são iguais. [...] Todas as guerras do mundo são iguais. Todas as fomes são iguais. [...] Todas as ações, cruéis, piedosas ou indiferentes, são iguais. Contudo, o homem não é igual a nenhum outro homem, bicho ou coisa. Não é igual a nada. Todo ser humano é um estranho ímpar”.

Fiquei sabendo: Lá pela segunda ou terça da semana passada, fiquei sabendo que tem obra novíssima do governo já sendo devastada. O tom de rima é proposital, era sim a intenção, porque tal obra deveria favorecer a educação... Reforma do Liceu: quem mais tem ouvido falar sobre isto? Alguém que não seja eu?! O que me disseram é que tem gente “relaxada” destruindo partes reformadas e isso, definitivamente, não está certo.
Prefeitura: Olhar atento! Averiguar, identificar o problema e seus causadores; aplicar penalidades para reprimir a prática do vandalismo.
Pais, alunos, professores: Vocês também possuem poder fiscalizador. Não permitam que uma obra inacabada tenha de ser refeita. Os pais devem orientar os filhos e estes, por sua vez, zelarem pelo patrimônio que também lhes pertence. Professores, ainda que a carga sobre seus ombros seja excessiva, não se privem de exercer, neste caso, o papel de educadores para a vida... doa a quem doer.

E vai ficar assim?: Cadê a faixa de pedestres que ficava na Avenida Bernardo Horta, em frente ao Supermercado Casagrande, hein? O trânsito sofreu alterações e algumas faixas “evaporações”... O pedestre acostumado a cruzar a avenida para fazer compras, agora, se quiser, deve caminhar até próximo ao sinal, em frente ao Perim (o “Perinzinho” como se costuma dizer) para realizar a travessia.
Como estou sempre na situação de quem sugere alguma coisa, sugiro que seja repensada a localização da faixa de pedestres... E deixemos o “duelo das compras” para quem entende!

Citação: “Na realidade, o príncipe natural tem menos razões e menos necessidade de ofender, por isso se conclui que deva ser mais amado. E, se não se faz odiar por vícios demasiado grandes, é razoável que seja naturalmente benquisto de todos os seus”. (In “O Príncipe” de Maquiavel).

(Valquiria Rigon Volpato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário