"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa:"Eu sou lá de Cachoeiro..."

(Rubem Braga)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Os ACOMODADOS que se mudem

Acho que todo o problema se resume nisso: há muitos acomodados por aí. Foi esta a conclusão a que cheguei. Tudo tem funcionado meio assim, meio parado, meio sem funcionar, é um típico “mais ou menos” que só pode ser atribuído ao acomodado, que tem característica própria, é cheio de manias e sempre, sempre mesmo, fica observando ao invés de agir.

Tem acomodado para todos os gostos, tamanhos, dá para escolher. Tem aquele acomodado que se sente mais seguro em sua cadeira (onde costuma pensar que é rei) e sua frio quando vê alguém se aproximando. A situação é mais ou menos assim: “Ei, boa tarde! Você pode ver isso aqui para mim?”. Frase mortal para o acomodado-rei (vamos chamá-lo desta forma); o danado começa a ter calafrios e costuma fingir que não ouve (é uma defesa natural do tipo). Contudo, se o indivíduo que está pedindo ajuda não se intimida com essa reação e insisti em seu propósito, pode estar correndo sério risco: quanto mais acuado, mais agressivo. A resposta pela insistência é automática: “O senhor está no setor errado” (Ah sim, esqueci de dizer. Os acomodados-rei também têm o dom de saber o que você quer sem sequer levantar-se da cadeira ou mesmo olhar o papel que você, indivíduo, tem nas mãos). Normalmente o desfecho mais comum para o caso é a desistência... a sua desistência, porque não pense que um acomodado-rei será menos inflexível ou que após horas de espera ele irá se solidarizar com sua “cara” de desespero. Nada disso. Outra característica dessa espécie é a capacidade de ficarem longos períodos imóveis. Haja paciência!

Temos, ainda, os acomodados mestres em disfarce (e para estes é preciso tirar o chapéu). São treinados e disciplinados na arte da embromação. Fisicamente são parecidos com os acomodados-rei, mas a expressão os difere. É possível notar a face apreensiva, concentrada na atividade diante de seus olhos. Sempre rodeados por inúmeros papéis (quase sempre eles não sabem do que se tratam) são facilmente absorvidos pelo meio. Enquanto os acomodados-rei fingem não ouvir, os que disfarçam realmente não ouvem. Sua principal atividade é o jogo de Paciência, parte integrante do Windows, disponibilizado em quase cem por cento das repartições, empresas, Brasília...  (habitat natural dos acomodados-mestres-do-disfarce).

Por último, porém em maior número, está o acomodado-reclamão. Espécie facilmente encontrada e se destaca. Impossível não reconhecê-lo, pois sua principal atividade é reclamar e cruzar os braços... Levar a mão ao queixo, em alguns casos, e coçar a cabeça em outros. Preocupa-se muito com a vida alheia e nada é capaz de agradá-lo; tem forte tendência ao mau-humor e assim como os seus semelhantes, fica doente só de ouvir falar em se mover... Nossa sorte é que esta espécie, apesar de numerosa, não é absoluta. Por exemplo, a raça dos incomodados, que não se dão por vencidos, que não param, que brigam, que as vezes exageram (querem abraçar o mundo). Podem até não serem otimistas demais, mas preferem dar a cara a tapa a se esconderem em seus artifícios. Invejosos (acomodados) costumam dizer: “Os incomodados que se mudem”. Ora, que se mudem vocês, acomodados, e comecem, também, a se incomodarem. Quanto mais gente se incomodar, mais atitude se terá. Isso de cruzar os braços e observar é coisa de quem não está nem aí. O negócio é fazer a diferença.

(Valquiria Rigon Volpato - Advogada)

Um comentário:

  1. Conheço alguns do último citado, o acomodado-reclamão.rsrs

    Não vejo problema nenhum em ele ser assim, desde que não assuma cargos públicos, o único mal que oide fazer a afunda a sua própria vida. Então, cada um com seu problema. MAs... caso encontre algum desses espécimes numa repartição pública, existe o Ministério Público, Corregedoria, Controladoria Geral da União... fica aí uma sugestão para uma próxima postagem. Abç!

    ResponderExcluir