"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa:"Eu sou lá de Cachoeiro..."

(Rubem Braga)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cachoeiro que se cuide, pois as pontes estão caindo

Após alguns domingos sem publicações, cá estou para, finalmente, dar início ao ano de 2010. Fiquei feliz por ter encontrado alguns amigos que estranharam a ausência dos artigos dominicais e fizeram questão de incentivar-me a continuar escrevendo (sinal de que tenho fortes laços de amizade!...). Aproveito o ensejo e, de público, os agradeço.

Primeiro texto para 2010: Cachoeiro que se cuide, porque as pontes estão caindo (e daqui uns dias será difícil atravessar o Itapemirim, afinal, quando todas elas estiverem interditadas e não concertadas, o cachoeirense terá bons motivos para investir em canoas... ).

A ponte de pedestres, na Beira Rio, interditada há algum tempo continua servindo de passagem para quem se arrisca a saltar o muro que a interrompe. Aquela reforma, necessária (que ainda não veio), torna-se cada dia mais urgente, até mesmo porque tem sido mais perigoso pular o muro e cair no rio Itapemirim (ou seja, a causa mortis será mesmo afogamento, não porque a ponte caiu, mas porque houve desequilíbrio na hora de pular o muro). Paciência. Outra ponte que está na mesma situação de cai e não cai, é a João Pereira dos Santos Filho, próxima a antiga fábrica de cimento. Desde as últimas fortes chuvas a ponte está interditada. Para o trânsito de nossa cidade, uma ponte a menos justificaria o princípio do caos (e não é exagero não). Solução a vista? Talvez. Ao menos a notícia no site da Prefeitura dá conta de dois projetos, um de recuperação da viga defeituosa, avaliado em R$ 650 mil, e outro de reforma total, no valor de R$ 2,5 milhões.

Os recursos estão sendo pleiteados junto ao governo do Estado (oportunidade boa e “perdida” foi a visita do vice-governador à cidade na manhã da última quinta-feira: vieram recursos (não para as pontes) visando a construção de unidades de saúde... Há médicos para mais vagas? Que tal preencher as já existentes? É algo a se pensar)). Infelizmente, no que diz respeito a OBRAS em Cachoeiro, sabe-se que nunca foram o ‘forte’ das administrações (até naquelas lembradas apenas por tal motivo e relembradas depois, quando alguns pilares começam a ruir). Mas, ainda falando das pontes, temo que em breve todas estejam interditadas. O tráfego pesado de caminhões nas ruas do centro continua; não adianta tapar o sol com a peneira (e do jeito que tem feito sol e calor por aqui, não adianta mesmo). Alguns milhões já foram gastos com um anel rodoviário justamente para aliviar o trânsito da cidade; acho mais negócio fazer uso efetivo dele. (Rodovia do Contorno que irá fazer várias participações em artigos futuros). E pensar que 2010 está só começando... hora de agir e agir pra valer. Como diriam os meninos jogadores de boleba: “agora é a vera”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário