"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa:"Eu sou lá de Cachoeiro..."

(Rubem Braga)

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O povo tem o governo que merece?

Ouvi muitas vezes a frase: “O povo tem o governo que merece”. Acho injusta e permito-me discordar. Por que culpar o eleitor, sempre que políticos “ruins” assumem o poder? Voto consciente é arma de porte legalizado que todo cidadão possui. Infelizmente, sabe-se que, por vezes, o tiro sai pela culatra, acerta o pé do eleitor, rouba-lhe a dignidade com a sutileza de um furacão e o deixa a ver navios. Ou, em outras oportunidades, a mira está correta, o alvo foi atingido, porém mais tarde se descobre que o tiro foi em vão. Não importa o número de disparos, nem a quantidade de cajadadas: nem um coelho morto... Quem dirá dois.

Mas não, o povo não tem o governo que merece. Porque julgo merecer, o povo, um governo justo, limpo, livre de corrupção, desta infernal corrupção que soterra ideais. Acho que mais se enquadra à situação outra frase da sabedoria empírica: “quem se mistura aos porcos, farelos come”. Perdoem-me a sinceridade brutal a que me dispus neste artigo, mas é assim que tenho notado o cenário político do país. Os porcos estão no chiqueiro, comendo farelo, embrenhando-se de lama, enquanto alguns almejam lá também estarem. Não se preza mais pela brancura do caráter; dá-se atenção ao espaço, por menor que seja, junto ao cocho, onde o farelo poderá ser dividido, onde ninguém se importa em sujar-se de lama, onde tanto faz misturar-se aos porcos.

Fizeram piada durante a semana que sucedeu o primeiro turno das Eleições 2010, após apurarem que Tiririca fora o Deputado Federal eleito com maior número de votos no país. Alegam que o candidato eleito é analfabeto, que desconhece as funções de seu mais novo cargo. Inclusive, em entrevista a um programa de humor, quando o perguntaram se ele sabia o que deveria fazer como Deputado Federal, Tiririca respondeu que não sabia, mas assim que descobrisse contaria ao humorista. Seja sincero: você julga ser ruim ter um “palhaço” na Câmara dos Deputados? Porque eu não. O povo votou, protestou e entendeu que, já que os governantes normalmente fazem os cidadãos de palhaços, nada melhor do que colocar um no poder.

“PROJETO DE LEI 607/09 – Parecer pela inconstitucionalidade. EMENTA: Dispõe sobre a obrigatoriedade dos supermercados, hipermercados e todos os estabelecimentos comerciais que utilizam carrinhos de compras e cestas que disponibilizem aos seus clientes uma capa de proteção descartável para ser utilizada em seu interior”. Quem você acha que sugeriu este Projeto de Lei? A boa notícia: Não foi o Tiririca...

O povo não tem o governo que merece, porque o povo NÃO merece ser feito de bobo, ser passado para trás e muito menos ser mal interpretado por tomar a atitude de protestar. Se assim permitido for, vida longa ao mandato de Tiririca! E parafraseando o recordista de votos no país: “pior do que está não fica...”.

(Valquiria Rigon Volpato - Advogada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário